Como aliviar o estresse

O que é o estresse?
O estresse é um conjunto de sintomas que surgem a partir do excesso de pensamentos, questionamentos e projeções. Ou seja, a sua mente está cheia, precisando descarregar, e o seu organismo responde a isso descarregando no seu corpo.
Vamos pensar assim: Imagine que sua mente é um HD de um computador e você enche de fotos do jantar da sua família na praia, do seu cachorro ou gato fazendo graça, daquele role com os amigos na noite passada etc. E enquanto está passando as fotos do computador, você pensa: “Vou aproveitar o tempo livre e baixar uns joguinhos.”
Então, você entra na Steam, baixa aquele jogo que faz tempo que você quer jogar e na hora você lembra: “ Esqueci de baixar o pacote office” e você aproveita que já tirou um tempo para o computador e já começa a instalar o pacote office…
Tirando a baixa probabilidade de você ter um computador da NASA, a maioria dos computadores, diante dessa situação, vai travar e não vai corresponder a todas as suas necessidades naquele momento! Isso é o estresse, quando seu corpo não responde a toda a demanda da sua mente e como acontece em um HD, sobrecarrega e vai danificando tanto o seu computador, quanto a sua mente!

E quais as consequências do estresse para o corpo e a mente?

A curto prazo o seu corpo começa a não conseguir responder com a velocidade esperada, você começa a suar mais, tremer, ter tonturas, pode perder a noção de tempo e espaço, acaba tendo dificuldades de atenção pelo amontoado de coisas passando na sua cabeça, dificuldades para dormir e baixa da imunidade
A longo prazo as reações fisiológicas mais notórias, compulsão alimentar, sono não corresponde a exigência do corpo, mais pesadelos, alteração do peso de forma instável, síndrome de Burnout*, imunidade frágil e sentimentos mais aflorados (sente raiva com facilidade, chora mais constantemente, etc…)

Como fugir do estresse?
É sempre bom lembrar que para fugir ou lidar com algo você primeiramente tem que aceitar a realidade. Nesse caso, aceitar que você pode ficar estressado por algo! Algumas pessoas pensam que estresse não é algo que realmente existe ou que têm alguma imunidade sobre ele. Mas é porque as vezes elas não percebem que estão estressadas.

Mas como notar que você está estressado?
Use o conhecimento que você tem sobre você mesmo, note as diferenças que estão acontecendo na sua rotina, note que a sua paciência está se perdendo, monitore como as pessoas a sua volta reagem com as suas falas… Se você ver diferenças, se questione: “Será que estou estressado?”
Depois de notar e aceitar o estresse, você estará no controle para decidir o que fazer. Logo, você pode fugir do estresse, lidar com ele, entender mais o seu funcionamento etc. Porém, para fugir do estresse, serão necessários alguns sacrifícios, já que você precisa PARAR o que você estava fazendo! Esse é o momento para cuidar de você!
Se a sua tarefa está te deixando muito estressado, melhor PARAR e cuidar de você! Ou seja, se afastar do ambiente que provoca esse estresse. Caso seja um ambiente de trabalho, escola, faculdade, ou algum lugar onde você tem que obrigatoriamente estar , vá para a copa, para o café, para o banheiro etc. Essas são formas simples para poder fugir do estresse, mas que devem ser usadas somente quando não houver outra opção.

O que é bom para aliviar a tensão?
Sabe quando você sente seus músculos travados ou quando precisa fazer muita força para conseguir realizar uma ação simples com seu corpo? Seus músculos estão contraídos de forma involuntária, conhecido por tensão corporal, geralmente gerada por uma alta carga de estresse.
Para lidar com a tensão é importante você manter o corpo saudável e em movimento. Por exemplo, fazendo exercícios físicos de forma regular, usando menos o elevador e mais as escadas, caminhando mais ao invés de usar o carro etc. Porque se sua rotina é muito parada – de certa forma sedentária -, você tem mais chances de sentir a tensão muscular em momentos de estresse!
Para aliviar o estresse rapidamente, temos uma ferramenta que pode te ajudar a puxar o freio do estresse e desacelerar.
Busque um lugar tranquilo ou com menos pessoas possíveis;
Aproveite ao máximo. Mesmo se você achar de primeiro momento que não está dando certo, insista um pouco mais;
o desacelera é uma ferramenta continua, ou seja, quanto mais você praticá-la fora de momentos de estresse, mais efetiva será quando precisar de verdade!
Lembre-se que essa ferramenta é momentânea e não substitui a terapia!
O estresse emocional vem de como o seu corpo reage a fortes emoções. Então, como lidar com um sentimento de luto intenso ou uma tristeza repentina?
É preciso nomear e conhecer os seus sentimentos, assim fica mais fácil saber o que fazer para lidar com o estresse.
Também é necessário promover o autoconhecimento. Porque a ansiedade primeiramente precisa ser identificada e aceita pela pessoa que está com ansiedade. E de fato, estresse e ansiedade em alguns casos acabam andando juntos, mas não são a mesma coisa.
Veja algumas dicas para poder exercer esse alivio mental:

Crie uma rotina que respeite seus limites.
Esteja a par da sua saúde.
Busque terapia.
Encaixe na sua rotina momentos para lazer e saúde, para que possas equilibrar a situação.
Busque uma alimentação mais leve para obter melhor resposta do seu corpo.
Fique apenas o necessário no ambiente estressor.
Tenha uma boa relação com os chefes e colegas de trabalho, e uma harmonia entre as funções realizadas;

A terapia é uma ótima forma de te ajudar!
Lembre-se, estamos atendendo online.
Entre em contato conosco.

“Você está em isolamento, mas não está sozinho!”

Quer saber mais?
Siga: @escuidarte
👉Espaço de Saúde Cuidarte

🔎 Rua Lins de Vasconcelos, 3282, CJ 35, Vila Mariana, São Paulo,SP
📞 Whatsapp (11) 98199-0292

2024-03-13T16:10:59+00:00

Deixar Um Comentário