Como utilizar a Resiliência para controlar a ansiedade

Resiliência X Ansiedade

A ansiedade é comum a todos as pessoas e a prova disso é que em algum momento de nossas vidas já nos sentimos ansiosos por algum motivo. E se repararmos até nossos animais de estimação ficam ansiosos, às vezes.

A ansiedade tem se tornado mais expressiva ultimamente e os últimos estudos realizados têm evidenciado que ela atinge todas as classes sociais e pessoas de qualquer idade. É comum vermos em nossa sociedade crianças desenvolvendo transtorno de ansiedade em ambiente escolar, assim como jovens em ambiente familiar e acadêmico e adultos em ambiente profissional.

Pesquisas recentes mostram um aumento no número de pessoas acometidas por transtornos de ansiedade nos últimos anos, sendo que entre elas ressaltam-se um maior número de mulher e jovens. Mas ainda é visível que a maioria dos casos de transtorno de ansiedade não são diagnosticados, pois as pessoas não o notam como sendo preditor de problemas de saúde que se desenvolvem a seguir.

Por isso é importante lembrar que se não cuidarmos da nossa ansiedade e não aprendermos a lidar com ela, poderemos desenvolver diversos problemas de saúde física, decorrentes da sobrecarga em nosso organismo.

Mas afinal, o que é  resiliência?

Resiliência é um conceito proveniente da física que se refere à propriedade de alguns materiais de, depois de terem sido submetidos a uma determinada pressão, voltarem à sua forma original.
Um bom exemplo é o de uma vara de salto em altura que se verga até um certo limite sem se quebrar e, depois retorna à forma original.
Já a psicologia definiu “resiliência” como sendo o processo de adaptação a situações traumáticas, a tragédias, a ameaças ou a eventos que causam muito estresse.
Uma pessoa resiliente é aquela que não deixa a experiência traumática silenciar sua vida. Pelo contrário, o indivíduo mantém sua força e, em alguns casos, é capaz de passar por um processo de crescimento pessoal, ainda que esteja vivenciando experiências dolorosas e difíceis.
Isso não significa um silenciamento da dificuldade, mas a construção de comportamentos, pensamentos e ações que, aliás, todos nós podemos ter, pois todos podemos aprender a ser resilientes. Para tanto, é necessário focar em como construir conexões significativas, bem-estar e pensamento saudável.

Mas como utilizar a resiliência para controlar a ansiedade? 

Listamos algumas dicas que podem te ajudar:

COMUNICAÇÃO

Busque melhorar sua comunicação e torná-la o mais assertiva possível. Inicialmente observe a sua forma de se comunicar e verifique o quão próximo pode estar da assertividade, lembrando que esta encontra-se no meio termo entre a passividade e a agressividade verbais.

PLANEJAMENTO

 

Tenha sempre um objetivo e no mínimo um plano A e um plano B para desenvolvê-lo. Comece por escrever 10 objetivos que pretende atingir, em seguida enumere-os por ordem de importância e para cada objetivos pontuado, desenvolva um plano A e um plano B para executá-lo.

SOCIALIZAÇÃO

Mantenha e aumente sua rede de contatos, as relações interpessoais são de grande importância. Busque conhecer novos lugares, conversar com as pessoas que compartilham destes mesmos gostos, assim estará automaticamente aumentando/criando uma rede de novos amigos.

CONFIANÇA

Melhore sua capacidade de confiança em si mesmo, desenvolva seu poder de ser realista e não resista as mudanças. Lembre-se que o autocuidado é prioritário para melhorar nossa autoconfiança, devemos sempre trabalhar nossa autoestima para estarmos bem conosco e assim facilitarmos o caminho à autorrealização, trabalhando com a realidade e resiliência frente às mudanças.

AUTOCONHECIMENTO

Cultive seu autoconhecimento, reforçando o item anterior, busque desenvolver-se, alinhando-se com sua fé, seus objetivos de vida e o preparo necessário para tal. Conforme mencionado nos itens acima, quando aos poucos formos conseguindo colocá-los em prática, automaticamente estaremos adicionando novas informações em nossa “caixinha” do autoconhecimento.

TERAPIA

Faça terapia, neste processo de melhoria é sempre importante estarmos bem conosco e nada melhor do que estar em dia com nossa terapia, não é mesmo?! A terapia é a melhor prática para mantermos nossa saúde e bem estar em dia, afinal todos nós precisamos de “um Psicólogo para chamar de MEU”.

SAÚDE FÍSICA

 

Para além do apoio e suporte emocional, mencionado no item anterior, é importante também estarmos em dia com nossa saúde física. Portanto não esqueça de fazer os check-ups anualmente e de acordo com a solicitação do médico que vos acompanha.

DETERMINAÇÃO E COMEMORAÇÃO

Determinação e comemoração são as palavras de ordem, com tudo posto, agora é só usufruir da sua nova capacidade de ser e comemorar!


Vamos viver a palavra resiliência da boca para dentro e sair maiores de toda situação que nos causa ansiedade!!

#saudeebemestar #escuidarte #familia #fiqueemcasa #resiliencia

 

Quer saber mais?
Siga: @escuidarte
👉Espaço de Saúde Cuidarte

🔎 Rua Lins de Vasconcelos, 3282, CJ 35, Vila Mariana, São Paulo,SP
📞 Whatsapp (11) 98199-0292
▶ http://www.espacodesaudecuidarte.com.br/

2024-03-15T09:22:07+00:00

Deixar Um Comentário