Transtorno Obsessivo Compulsivo tem cura?

É comum que os portadores e seus entes queridos questionem se o transtorno obsessivo compulsivo tem cura. Para responder a esta pergunta, é importante entender o que é o problema.
O TOC é um dos tipos de manifestação da ansiedade na qual o indivíduo tem uma fixação involuntária por determinados procedimentos.
Assim, ele tende a repetir inúmeras vezes determinado ato até deixar as coisas em ordem. A sensação é de que apenas quando tudo estiver organizado é que será possível relaxar e aliviar a tensão. Esta postura pode prejudicá-lo em sua relação social com o trabalho e os estudos.
Será que há alguma forma de acabar definitivamente com esta questão? Saiba agora o que é possível fazer para melhorar este quadro.

O que os profissionais da saúde têm a dizer?
Psicólogos, psiquiatras e terapeutas divergem sobre esta resposta.
Os especialistas defendem que desde que o paciente procure um profissional qualificado, é possível receber o tratamento adequado para controlar o problema. O tratamento pode levar um longo tempo, porém, quando ele é seguido à risca, se pode diminuir drasticamente a probabilidade de voltar a apresentar um comportamento obsessivo e compulsivo.
Geralmente o TOC manifesta-se no começo da idade adulta, quando os níveis de estresse e ansiedade tendem a ser altos e recorrentes. Por isso, é necessário conscientizar todos da importância da saúde mental.
Quando perceber que algo não vai bem na parte emocional, não tenha vergonha de pedir ajuda. Se hoje não é possível afirmar que o TOC tenha cura, sabemos ao menos como controlá-lo.

Quais são os tratamentos possíveis?
O TOC é uma doença complexa e por isso demanda o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras. Os tratamentos variam conforme o quadro de cada paciente, levando em consideração se eles têm outras doenças de ordem mental e outros fatores como idade e modo de vida.
Entre as opções de tratamento, as principais são:

  • Realizar psicoterapia: em encontros, geralmente semanais, o paciente será instigado a pensar nas questões que podem estar desencadeando o TOC. É aqui que ele aprenderá mecanismos para combater a doença.

  • Fazer uso de medicamentos: é comum que os pacientes usem antidepressivos que inibem o comportamento obsessivo e compulsivo. Como o TOC não tem cura, na maior parte dos casos, o uso de medicamentos é feito por um longo tempo e em altas doses. É um processo eficiente, mas que demanda que o paciente seja disciplinado.

  • Cirurgia: ainda em fases experimentais, a intervenção visa a inserir um implante com um estimulador cerebral profundo para inibir a manifestação do transtorno.

Já que não é possível afirmar que o transtorno obsessivo compulsivo tenha cura, a recomendação é procurar um profissional de saúde para receber tratamento e evitar as crises. Conheça nossa clínica e marque uma consulta com um de nossos profissionais.

2024-04-16T09:45:11+00:00

Deixar Um Comentário