A música como promotora do bem-estar psicológico na adolescência

A música ocupa um papel muito importante em nossas vidas. Ela está presente em praticamente quase todas as nossas atividades, tendo o poder de acalmar, motivar, conectar, aliviar dores e estimular a nossa memória.

Ouvir música pode proporcionar grande benefício à saúde: além de ser uma ótima forma de entretenimento, também funciona como remédio e é usada em tratamentos médicos.

A música tem uma capacidade de ativar a área de prazer do cérebro, liberando a dopamina, que é o hormônio responsável pelo bem-estar. Sua eficácia é garantida em diversos tratamentos de diferentes áreas.

Você sabia que ela tem um papel superimportante durante a adolescência? Se você tem filhos adolescentes ou tem que lidar com eles de alguma forma, continue lendo esse post e entenda mais sobre o assunto.

 

A presença e influência da música na adolescência

A adolescência é uma fase na qual surge uma grande inquietação. São muitas as transformações psicológicas, fisiológicas, sociais, afetivas e cognitivas que podem acabar afetando o equilíbrio psicológico do adolescente.

Com o passar do tempo, a música passa a estar presente em praticamente todas as suas atividades rotineiras, como dormir, passear, viajar, estudar e até mesmo no banho.

 

Benefícios

Ela irá ajudá-lo a melhorar sua comunicação e interação, além de estimular sua autodescoberta e desenvolver seus potenciais.

Quando uma criança escuta música desde muito cedo, isso provocará efeitos duradores no seu desenvolvimento psicológico, os quais serão refletidos na sua infância, adolescência e também na fase adulta.

Um de seus maiores benefícios para os jovens é a necessidade encontrar algo ou alguém com quem consiga desenvolver laços afetivos, expressando de alguma forma o que sente. E a música é capaz de fazê-lo refletir, sonhar e expandir o que pode estar lhe incomodando internamente.

Ainda que ele não externe isso, ela pode ser refúgio em seus momentos de isolamento, crises existenciais, incompreensões, etc.

Há ainda outros benefícios, entre os quais estão o seu uso como meio de socialização com parentes e pessoas em geral.

 

Musicoterapia

Musicoterapia é a ciência que utiliza a música como aliada para proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas, sendo a música também um auxílio na forma de expressão.

Desde os bebês, no útero da mãe, até os idosos podem ser beneficiados pela musicoterapia. Ela é uma intervenção terapêutica cujas propriedades podem promover efeitos positivos na vida de um adolescente, melhorando seus relacionamentos e lhe proporcionando o potencial necessário para passar por essa fase sem que seu bem-estar psicológico seja afetado de forma negativa.

 

Se você tem um adolescente em casa que se encaixa em algumas das necessidades citadas neste post, é válido procurar um profissional da área e conhecer o tratamento realizado através da música. Isso pode beneficiar e muito a vida deste jovem!

 

2018-11-14T07:27:52+00:00

Um Comentário

  1. Catharina Camargo 16 de novembro de 2018 em 00:26 - Responder

    A música, não só para a criança, mas também para nós adultos ajuda na coordenação mental e para nos acalmar em momentos conturbados.

Deixar Um Comentário